![]()
O tal do Autoconhecimento...
Tenho pensado bastante nesta palavra e em seu significado “Autoconhecimento”. Bom, “conhecimento”, segundo o dicionário Michaelis, significa “o ato de conhecer por meio da razão e/ou da experiência; cognição”, ”ato de conhecer, lucidez”; já “auto” significa “de si mesmo”... Ou seja, autoconhecimento tem a ver com conhecer a si mesmo, através da razão, da experiência, cognição, estar lúcido de si.
Muitas vezes, no decorrer da vida, as situações surgem tão rapidamente que fica difícil parar para refletir sobre as próprias atitudes, mas sinto que a verdadeira dificuldade está em refletir sobre os sentimentos, sobre os próprios pensamentos, sobre o que tem valor, sobre o sentido do que se vive… Sabe essa coisa assim, mais subjetiva? Menos palpável?
Diariamente, em meu consultório, ouço histórias de pessoas repensando as atitudes, mas com muita dificuldade em acessar as camadas mais profundas do que as leva a realizar uma ação e não outra. Este movimento intencional de se conscientizar de si tem diminuído, suspeito que à medida que as demandas do mundo moderno têm aumentado.
A terapia pode ser uma grande aliada neste sentido, pois a partir da fala, da escuta, da troca, das perguntas, é possível se enxergar, se conhecer, se desconhecer, se conscientizar de que não está lá tão consciente assim… E é possível, e este é meu intuito, pensar E construir possibilidades diferentes de enfrentamento, atitudes, reorganização de pensamentos.
Entre as Mulheres, especialmente, é comum que algumas características que pensam de si, não foram lá concebidas por elas próprias… Geralmente, alguma outra pessoa do convívio já a definiu de uma forma que é difícil se desprender. Mas é possível.
O caminho não é linear, cimentado, tranquilo… Pode ser trabalhoso, mas pode ser mais fácil do que a cabeça imagina. E o resultado é um encontro bonito consigo - que me parece sempre muito bonito, mesmo quando há rachaduras -
É poderoso se encontrar, se enxergar, analisar o que vai e o que fica, olhar o Mundo e a si mesma sob a própria óptica, tudo isso realizado em seu próprio tempo e espaço. Uma Mulher que sabe de si, deseja abrir os caminhos da própria história e se direciona ativamente para os próprios sonhos - mesmo aqueles nem tão conhecidos - pode se tornar quem quiser. Esta é a beleza de escrever a própria história. Aqui, divulgo meu trabalho com o objetivo de ver cada Mulher que atendo dessa forma, sabendo que cada uma terá um caminho, um modo de enxergar a vida, a própria bagagem e crença, me fazendo agir com respeito, admiração, cuidado, ética profissional e escuta atenta.
Se fizer sentido, pode me chamar para agendarmos uma sessão, vou adorar te conhecer junto com você.